
Com os avanços e novos passos da tecnologia cada vez mais empresas, tanto na saúde como tecno/eletrologia, tem se aproveitado e feito uso dos braços mecânicos. Alguns estudos comprovam, em breve tudo poderá ser feito por robôs.
Para deixar os leigos mais por dentro do assunto uma leve leitura sobre "Robótica", termo criado pelo escritor de Ficção científica Isaac Asimov, em seu romance "I Robot" de 48, colocam-nos frente às ditas leis da robótica, sendo elas:
1ª:um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por omissão,permitir que algum mal lhe aconteça.
2ª:um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos,exceto quando estas contrariarem a Primeira lei.
3ª:um robô deve proteger a sua integridade física, desde que,com isto, não contrarie a Primeira e a Segunda leis.
Claro que você deve ter visto isso em algum filme por aí, mas a robótica vai além disso, eu perderia algumas 5 páginas inteiras só pra entrar no tema.
Infelizmente, a contrapartida do avanço e criação de robôs é o desemprego inevitável, já que não necessitam de plano de saúde, carteira assinada e trabalham por 5 ou 6 funcionários.
A estimativa dos robôs entrando em nossa vida, está apenas à 15 anos luz. Pessoas terão laços afetivos enormes com os robôs e tratarão-os como membros da família ou animais de estimação.
O que é certo é que robôs podem ser muito mais companheiros, confiáveis e melhores que inúmeros humanos que andam por aí, quem tem um pouco de experiência de vida e ex-convívio com pessoas arroganpessimisegoístas deve saber do que estou falando.
Um estudo, publicado na revista científica Technological Forecasting and Social Change, prevê que 40% das tropas militares em todo o mundo sejam automatizadas até 2020. Ele também sugere que implantes robóticos serão algo comum em uma década.
Robôs como Aiko (figura abaixo), são um exemplo dos geração "companhia" que cuidam além de idosos, crianças e até jovens.
Segundo a Federação Internacional de Robótica, o uso de robôs terá um crescimento significativo até 2011.
Vamos fazer figas pra que aqui no Brasil eles não sejam feitos com caixas de bananas ou em modelos Xuxa.
Pra quem se interessa no assunto e morre de vontade pra seguir carreira na área de Robótica e Inteligência Artificial, temos no Nordeste e Sul do Brasil o Centro de Informática - UFPE, fortemente reconhecido por seu setor de A.I (Inteligência Artificial).
Quem sabe nos próximos anos não vai ser você quem vai construir um novo membro familiar mecanizado pra alguma família ao redor do mundo.
Um comentário:
Tempos como esse , no momento é um pouco difícil de se acreditar , assim como foi a alguns anos atráz ,o que aconteceu com internet, hoje está presente em quase todos os lares do mundo,tbm nem tanto , mas ja é algo comum na rotina das pessoas, realmente, quem sabe logo teremos que conviver com os metais ambulantes por aí.
Parabéns pela matéria.
Postar um comentário