quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Nintendo World, marcando épocas..

Esse post é em homenagem à uma das melhores revistas de Games produzidas no Brasil.
Ela vigora até hoje e passa de 100 exemplares.


No entanto, a saudade aperta mesmo, nos que a acompanharam desde sua primeira edição, que trazia os futuros novos mascotes da Rare na capa, Banjo & Kazooie.
Naquela época tudo era diferente, atualmente são lançados games a cada contração pulmonar que se dá. Antigamente, no estouro da era 64 bits, os jogos eram lançados com mais calma e também mais elaborados, vide Banjo&Kazooie, Ocarina of Time, Mario Party.. que revolucionaram daí pra diante diversas continuações.



Lembro-me perfeitamente de minha mãe aparecendo com um cartucho novinho de Banjo&Kazooie na caixa, lacradinho e brilhante na época, era a melhor sensação do mundo, penso que ninguém pode morrer sem sentir algo igual, é inexplicável.
Nos dias de hoje, se compra um jogo novo com qualquer 3,50 no camelo ao lado do boteco..

A revista trazia sessões mirabolantes, como o Hot Shoots, com as novidades mais frescas do mundo gamemaníaco e etecétera.
Trazia ainda catálagos com cartuchos e preços, naquela época altíssimos, o que aguçava mais ainda a mente dos que queriam tais tesouros, já que a pirataria era algo totalmente distante do N64.
Quem não ficou observando os valores e imaginando, quando teria tal cartucho? Ou quais seriam os jogos daquela lista que você queria levar pra uma ilha deserta?

Foram saudosos tempos, e felizes dos que puderam desfrutar tanto das primeiras Nintendo Worlds, quanto dos primeiros jogos de cada franquia 64ana ao máximo.
Com a pirataria atual, a montueira de jogos que é emitida por dia no mundo, internet totalmente acessível..

Os gamers novatos de hoje raramente vão conseguir saborear um jogo por inteiro com todas as papilas gustativas, como fazíamos antigamente.

Você ainda tem tempo de ser feliz, acompanhe logo abaixo um Top 10 dos jogos Nintendo antigos que você não pode deixar de passar por sua vida, não vale somente olhar, se necessário peça emprestado praquele seu amigo que trabalha numa loja de Games o N64 afogado em poeira da vitrine por 95,00 que ninguém compra, e veja o potencial que ele tem..

10 - Mario Kart 64


Um dos melhores simuladores de Kart de todos os consoles, até dos atuais. O sistema multiplayer foi um marco na época, por suportar até 4 jogadores.
Uma escolha fantástica pra passar aquele domingo à tarde jogando com seus amigos.

Diversão: 9
Inovação: 7
Dá Medo?: 0
Multiplayer: 7

09 - Turok: Dinossaur Hunter


Pegue sua Shotgun e saia baleando os carnívoros doidos por seu suculento corpo.
O percursor de todaa saga do índião violento e bravo.
Turok vinha em uma caixa modesta, a dificuldade desafiadora, fazia do game um dos pioneiros do 64 à usar tantos passworlds pra pular as fases mais macabras.

Diversão: 6
Inovação: 5
Dá medo?: 7
Multiplayer: 6

08 - Donkey Kong 64


Não tinha como ficar sem um game Donkey Kong logo num console nintendo.
A produção desse foi rodeada com contratempos, já que a Rare, estava bicuda e não mais tão satisfeita em trabalhar com a Nintendo, aliás, um dos últimos jogos da empresa pro console, antes de ir pra Microsoft.
O jogo é bonito, enorme, e com mais de 200 bananas douradas pra serem coletadas, quer mais?

Diversão: 8
Inovação: 2
Dá medo?: 0
Multiplayer: 4

07 - South Park 64


Os garotos de South Park, também deram as caras no 64, e fizeram bonito, apesar do péssimo modo pra um jogador, o game tem um dos melhores multiplayer já vistos.
Os cenários são toscos, e os personagens boca-suja, mas a diversão é garantida.

Diversão: 10
Inovação: 5
Dá medo?: 0
Multiplayer: 8
06 - Mario Party


Esqueça tudo que você viu em Mario Party 8,9 ou 30 lançados até agora.
O esquema está no primeiro e original de todos. Inovador até a alma, após ele brotaram ínfimos jogos de tabuleiro, inclusive o péssimo, banco imobiliário 64.
Um esquema interessante, foi a estratégia da Nintendo pra vender mais controles, ela fazia com que você girasse o analógico em 360° ralando todo ele, e inclusive perdendo a epiderme do seu dedo de forma violenta.

Diversão: 7
Inovação: 9
Dá medo?: 0
Multiplayer: 6

05 - Star Fox 64


Nas primeiras vendagens do N64, Star Fox o acompanhava, vinha em uma caixa enorme, que fazia você pensar que tinha uma televisão Cineral dentro.
A Caixa enorme, acompanhava um Rumble Pack, que na época foi o terremoto, pois todos que jogavam em locadoras, queriam o bendito atracado em seu controle, nem que isso significasse pagar 1,50 à mais.

Diversão: 6
Inovação: 6
Dá medo?: 0
Multiplayer: 1

04 - Goldeneye 007


Balas pra todo lado, e o James chega no 64.
Um dos mais locados jogos da história, o game possui um modo single excelente e um multiplayer melhor ainda.
Com infinitos códigos, revelados após bom tempo de lançamento, é marcado como um dos 5 grandes sucessos da história do console.

Diversão: 8
Inovação: 2
Dá medo?: 0
Multiplayer: 10

03 - Snowboard Kids


Lembro que fiquei titubeando em locar esse jogo ou não, tinha medo de ser algo muito infantil.. Ledo engano.
Snow tem cenários lindos, e personagens únicos, e por mais verossímil a semelhança com Mariokart, ele consegue superar o tabu e se tornar algo especial quando jogado com os amigos.

Diversão: 10
Inovação: 3
Dá medo?: 0
Multiplayer: 10

02 - Doom 64 & Hexen



Não tem como falar de um sem falar do outro.
Ambos tiveram suas primeiras versões para pc, e depois adaptados para o N64. O único diferente, é o fato de um ter Multiplayer e o outro não.
Doom é aterrador, você joga ele à noite no escuro rezando pra seu pai acender a luz e ir buscar uma água na cozinha.
Hexen um pouco menos, mas se jogado à noite consegue te tirar uma boa sanidade.

Diversão: 5
Inovação: 6
Dá medo?: 10
Multiplayer: 5

01 - Banjo&Kazooie


A primeira aventura de urso e pássaro e um dos jogos mais bonitos da história dos consoles.
Os cenários são lindos apesar da quebra de polígonos em algumas partes, a coleta de ítens do jogo é um dos destaques. Tudo feito de forma simplificada e ao mesmo tempo enorme e complexa.
Você joga ele 200 vezes e continua gostando, merecidamente 1° posição.

Diversão: 8
Inovação: 10
Dá medo?: 0
Multiplayer: 0

Fique sem jogar isso com o risco de não saber o que é vida..


The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Sem comentários, um divisor de águas e melhor jogo do Nintendo 64 e se duvidar o melhor de todos os jogos lançados até hoje.
Quando Shigeru Miyamoto decidiu por esse projeto, com ceretza estava com alguma incorporação divina encarnada.
Dungeons, povos diferentes, jornadas de jogo de mais de 7h, madrugadas jogando com prazer.. algumas das coisas que você adquire quando manda ver neste cartucho.
As versões especiais de Zelda eram várias, inclusive uma caixa dourada do tamanho de uma mesinha de Centro, com os manuais enormes, e a fita esplendorosa dentro.

Diversão: 10
Inovação: 10
Dá medo?: 0
Multiplayer: 0

2 comentários:

Rodrigo Tinin disse...

Aposto que quando vc fez esse imenso post estava com uma vontade tremenda de jogar o n64.
Ficou massa,merecidos foram os 3 primeiros colocados,tbm sinto saudades de pegar no controle pra jogar DooM, mas Banjo & Kazooie,esse eu me divirto quando vou na casa do pai nos fins de semana hahaha xD
Se quiser emprestado o N64 é só chegar lá e pegar.
Mesmo assim,a respeito de um trecho abordado em seu post,eu coopero ,não nego que baixo ROMS de N64 pra jogar aqui no pc,além de DooM estou relembrando QUAKE,um jogo da Midway bam foda,se essa lista fosse minha ele tomariao lugar do Turok pq não acho tão massa,mas é isso aí.
Post da Nintendo nota:10
da medo?:0
xD

Tayná Tavares disse...

Caraleo, anos que eu não sei o que é uma nintendo world e num n64. Eu nunca tive o bendito 64, mas tinha um "irmão" que tinha e jogava sempre na casa dele..

o Doom, Turok e o hexen eu jogava no pc mesmo, os jogos que fizeram minha infância foram: Mario Kart, Mario 64, Star Fox, o outro 007 sem ser o goldeneye e Clay alguma coisa, era de luta... Jogavamos direto....