segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A tal da inveja..

Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada à um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra.

Se assustou?
Pois é, a matéria abaixo vai te deixar mais de cabelos em pé ainda.



Aprenda como lidar com esse sentimento alheio, e mais destruídor que os Tripods de Guerra dos Mundos, com este manual basiquérrimo contra a vilã.. INVEJA.

1° passo - Isolar o tal do vírus
No livro Inveja – O Mal Secreto, o jornalista Zuenir Ventura anota logo no início: “...ciúme é querer manter o que se tem; cobiça é querer o que não se tem; inveja é não querer que o outro tenha”. Entendendo a ameaça, fica muito mais fácil aprender a desviar dela.

2° passo - Olhe para seu próprio rabo
A inveja é um dos sete pecados capitais. Pior: a inveja é uma merda! O problema é que todo mundo a sente vez por outra. Para evitar invejosos, um bom começo é estudar o fenômeno em si mesmo.

3° passo - Isole o agouro
Sabe o cara que se irrita quando alguém ganha uma promoção ou se dá bem? Que critica quase tudo que os outros fazem e não sabe elogiar? Tire ele do seu orkut.

4° passo - Saia correndo da praga
Programas de reconhecimento individual no trabalho podem fortalecer a competição– o que é um passo para a disseminação da inveja e da trapaça. O ambiente não é bom? Caia fora.

5° passo - Chega de se gabar
Quando desmerecemos o esforço de alguém ou só falamos de nos sas conquistas, alimentamos o monstro. “Se vangloriar de algo é uma tentativa de se valorizar diante do outro, e isso causa inveja”, diz o rabino Nilton Bonder em A Cabala da Inveja.

6° passo - Seja súber bacaninha
Aristóteles (384 a.C.- 322 a.C.) dizia que são os bens advindos do acaso que provocam inveja. Podemos até desconfiar da ingenuidade do filósofo grego, mas, como sempre, convém trabalharmos duro e sermos honestos até o caroço. E continuar jogando na Mega-Sena, claro.

7° passo - Esfrie-se
Quando não é possível escapar das péssimas vibrações de um invejoso, respire fundo e fique relaxado na hora das alfinetadas. Os estudiosos do tema garantem que a inveja é mais prejudicial ao invejoso do que ao invejado.

8° passo - Dê uma conversadinha
Há casos em que o invejoso parte pro ataque, pre parando armadilhas ou sa botando nossos projetos. Muita gente acredita que chamar o cara para uma conversa franca pode ser a solução.

9° passo - Recicle
Para o psicólogo Carlos Byington, autor de Inveja Criativa, a inveja ajuda o desenvolvimento da consciência do sujeito e da cultura – ela seria destrutiva se desviada da sua função criativa. Lindo, né?

10° e último - Consulte os patuás de sua tia sexagenária
Se nada, nada mesmo funcionar contra os invejosos, apele para os sábios conselhos de nossas tias/avós: vaso de sete ervas na porta de entrada, alho seco no bolso, patuá no peito e banho de arruda, cravo, canela, alecrim e azul anis.

5 comentários:

Sabrine disse...

muito bem feito, dou 8.5 pra vc <3

Ayeka disse...

Nossa era ideal que certas pessoas vissem esse guia. Ótimo guia! xD

Estrela disse...

Olá!
Gostei do artigo, na minha opinião inveja é a falta de criatividade própria...rs...um dia li em um livro a seguinte frase "faça o seu diferencial, lute pelos seus sonhos". Não adianta olhar a grama do vizinho se eu nem sei como cultivar a minha!
Através do Keisku cheguei ao seu blog. Lindo!
Abraços (*_*)

Mizuki disse...

Nyah, muito boa a matéria. Inveja é mesmo uma coisa horrível, já vi cada coisa que as pessoas passam por causa dela... Gostei muito.

Ah, e obrigada por comentar no meu blog (faz tempo x.x). Que bom que gostou, o seu também é muito legal ^^

Rodrigo Tinin disse...

Perfeito não,achei apenas...
sublime HAHAHAHA xD